quarta-feira, 30 de junho de 2010

Qual será o mascote da Copa de 2014 nas terras tupiniquins?

Por Denis Freitas

A Copa do Mundo ainda nem acabou, mas os preparativos para as olimpíadas de 2012 já começaram. Em Londres já aconteceu o lançamento oficial dos Mascotes dos jogos londrinos.

Deferente de todos os que já apresentados anteriormente, são dois bonecos futuristas, com poucas características humanas. Os cíclopes Mandeville (com detalhes em azul) e Wenlock (com detalhes em amarelo) foram criados por Michael Morpurgo, autor de livros infantis, que além das figuras interativas, criou a história dos bonecos.

Segundo os comentários, além de inovadores os mascotes também são polêmicos, devido a aparênca estranha os “bichinhos” foram inicialmente rejeitados, mas hoje já fazem muito sucesso na capital inglesa.

Enquanto isso, no Brasil começa a discução sobre a figura que será símbolo da Copa de 2014, que será sediada nas terras tupiniquins. De acordo com informações publicadas no site Copa 2014, a ADG Brasil - Associação dos Designers Gráficos do Brasil, foi procurada em dezembro pela Fifa e convidada a ajudar no início desse processo decisório, principalmente no contato nacional com os escritórios e profissionais de design. Foi realizada uma chamada pública aos profissionais através de emails, e os mesmos participam agora de uma concorrencia fechada.

A escolha ainda nao foi realizada, mas foi divulgado na imprensa, uma entrevista com o desenhista Mauricio de Souza, em que ele declarou sugerir à CBF seu personagem Pelézinho, que segundo ele, é uma figura simbólica do futebol no Brasil. Enquanto, outra campanha circula para promover a figura do Saci como símbolo do evento. Este tipo de discussão com certeza gera muita polêmica, mas não será possível agradar a todos.

terça-feira, 29 de junho de 2010

São divulgadas primeiras cenas do longa 'Tropa de Elite 2'

Por Denis Freitas

Depois do sucesso que foi o longametragem 'Tropa de Elite' lançado em 2007, foram divulgadas na internet as primeiras cenas da continuação, 'Tropa de Elite 2'. Junto com as cenas, a assessoria divulgou a sinopse do filme que estréia em outrubro.
Segundo o resumo divulgado, a sequência vai começar 13 anos após o final do primeiro longa. "Capitão Nascimento enfrenta um novo inimigo: as milícias. Ao bater de frente com o sistema que domina o Rio de Janeiro, ele descobre que o problema é muito maior do que imaginava. E não é só. Ele precisa equilibrar o desafio de pacificar uma cidade ocupada pelo crime com as constantes preocupações com o filho adolescente. Quando o universo pessoal e o profissional de Nascimento se encontram, o resultado é explosivo".
O primeiro filme ganhou notoriedade antes mesmo de sua estréia, sendo um sucesso no mercado pirata. "Nos cinemas, a produção ultrapassou os 2 milhões de espectadores. O longa abocanhou vários prêmios, sendo o principal deles o Urso de Ouro, do Festival de Berlim", conforme publicado no site G1.

sexta-feira, 25 de junho de 2010

“Doe sangue, faça alguém nascer de novo”

Por Denis Freitas

Este é o lema da campanha nacional que tem por objetivo, mostrar que a partir de um gesto simples, muitas vidas podem ser salvas. E também, aumentar os estoques nos Bancos de Sangue.
O Ministério da Saúde lançou neste mês esta campanha, que vai até o dia 30 de junho. Para reforçar, foi desenvolvido um site, no qual são publicados depoimentos de pessoas que tiveram suas vidas salvas com a transfusão de sangue. O site mostra tambem a imagem de um bebê, representando pessoas adultas, que nasceram outra vez, além de informações sobre tipos sanguíneos, quem pode e quem nao pode doar, entre outras. O endereço do site é www.facaalguemnascerdenovo.com.br

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Maradona sendo devidamente visto e lembrado...

Por Denis Freitas

“Se a Argentina ganhar a Copa do Mundo, eu fico pelado”. Esta foi uma promessa feita pelo Técnico da Selação Argentina, Diego Maradona. Isto gerou muita polêmica entre a imprensa e também com os Brasileiros, que até o momento torciam contra a Argentina, agora já não sabem se a curiosidade vai falar mais alto, que seria no mínimo ilário ver Maradona desfilando nú em Buenos Aires.
Agora, a novidade é uma foto que está fazendo muito sucesso no Twitter, mostrando Maradona de tanguinha fio-dental, ainda nos tempos que o ex-jogador nem pensava em ser técnico. A foto foi publicada pela revista Placar há 22 anos, e agora, ressucitada no microblog, o então jogador - de férias em Cuba - está ao lado da mulher, Cláudia e, de sua filha, Dalma. Todas as atenções se voltaram à ele com certeza.

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Vik Muniz: O artista que se diz, "Filho da Cultura de Massa"


Por Denis Freitas

Como pode açúcar, arames, geléia, manteiga e até lixo virar arte? Para o artista plástico Vik Muniz isso é mais que possível. O artista é conhecido pelo seu diferente estilo e por suas obras, que são produzidas a partir de coisas simples do cotidiano, muitas sem valor, mas que depois de passadas por suas mãos, em estilo de fotografias, viram obras admiráveis.
Vik Muniz é um artista brasileiro que ganhou fama internacional com suas obras feitas a partir de alimentos, páginas de revistas, entre outros materiais. Seus trabalhos mais conhecidos são répricas de Mona Lisa confeccionadas com geléia de morango e pasta de amendoim e um retrato de Che Guevara desenhado com feijão.
Sua última obra foi realizada recentemente, em grande escala (tamanho maior), produzida especialmente para a abertura da novela passione. Para a realização do projeto, foram utilizados 4,5 toneladas de lixo, ou melhor, sucatas, como Muniz prefere chamar.
A abertura reproduz a imagem de um rapaz fazendo uma serenata para a moça, em seguida, finaliza com o casal se beijando. Juntamente com o lixo, foram misturados objetos como jóias, flores e chocolates, simbolizando os valores da vida, que muitas vezes são abandonados.

sábado, 19 de junho de 2010

Bullying não tem graça, e sim punição!

Por Denis Freitas

O termo Bullying é utilizado para descrever o uso do poder ou da força para ofender e intimidar outras pessoas na escola, trabalho ou reuniões de grupos. Na maioria das vezes, as vítimas são indefesas e incapazes de revidar a situação.
Os principais motivos para a humilhação em público são pela roupa, condições financeiras, opção sexual, cor da pele e aparência física. Por estas condições, a pessoa pode se tornar vítima de Bullying, e por muito tempo, sofre as consequências da exposição. Muitos adoeçem, abandonam os estudos, e acabam desencadeando sérios problemas psicológicos.
Hoje, está cada vez mais frequente as ações de Bullyings nas escolas. Quem pratica, faz isso porque tem platéia para assistí-los, e ameaçadas, as vítimas guardam o problema para sí. Enquanto ficarmos calados, estes atos de violência vão existir, podemos contribuir para amenizar o sofrimento dessas pessoas. O número de telefone 100 é serviço de denúncia nacional, anônima e gratuita. Denuncie!

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Fãs de Michael Jackson vão ter o ídolo em Vídeo Game

Quase um ano após a sua morte, Michael Jackson continua vivo para os fãns e admiradores. A novidade é um novo Game estrelado pelo cantor, que desta vez, será no gênero Dança. O jogo foi desenvolvido pela empresa francesa Ubisoft que apresentou "Beat it" durante conferência da empresa na Electronic Entertainment Expo (E3), na cidade de Los Angeles, nos EUA.
Embora esteja ainda em sua fase inicial de desenvolvimento e título provisório, o jogo tem por objetivo ensinar os fãns a dançarem como o ídolo, além de levá-los a reviver os melhores momentos da carreira do cantor. Outra novidade é uma apresentação especial, apresentada por ex-dançarinos de Michael Jackson com a música “Beat it”, com cenas de videoclipes mixadas com as de personagens virtuais.

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Depois de Dia das Mães, Dia dos Pais, para alguns falta "Dia do Sexo"

Por Denis Freitas

Um dia especial para se discutir o ato sexual. Este é o objetivo do projeto de lei estabelece o "Dia do Sexo". A ementa está sendo analizada pela Câmara dos Deputados, caso seja aprovada, o dia 14 de janeiro pode ser oficialmente conhecido como o Dia Nacional do Sexo.

Segundo publicado no site de notícias R7, "o autor do projeto, ex-deputado federal Edigar Mão Branca (PV-BA) diz que a intenção da lei é acabar com a ideia de que sexo é um “ato impuro”. Para o deputado, já passou da hora de discutir o tema com mais seriedade no Brasil".

Esse é um assunto que gerou e com certeza ainda vai gerar muita polêmica. O fato é que o Brasil ainda não está preparado para falar de sexo abertamente, para muitos ainda é tabu. E com tantos problemas que existem no Brasil, será que é necessário criar um dia para falar de sexo?

Saúde, Educação e Cultura deveria ser pauta principal das reuniões. Perde-se muito tempo trabalhando naquilo que nao vai ajudar a resolver os problemas da população. E sem falar que isso só vai banalizar o sexo no Brasil. Não faz muito tempo que noticiou em todos os jornals sobre a polêmica e os problemas que uma simples pulserinha colorida causou. Agora, o "Dia do Sexo" talvez seja a próxima pauta para as capas.

Quem vai lucrar com essa notícia é o comércio que vai aproveitar para vender camisinhas, langeries, e remédios para impotência sexual.

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Diplomação entra em pauta


Por Denis Freitas

Manter ou não a obrigatoriedade do Diploma de Jornalista? Desde que o Supremo Tribunal Federal (STF) derrubou a exigência da diplomação, em junho do ano passado, este assunto gerou muita polêmica, principalmente para os estudantes da categoria. A Comissão Especial da Câmara de Deputados realiza hoje (16), segunda audiência pública na qual tem como pauta " SIM ou NÃO para o Diploma de Jornalista".
De acordo com a decisão do STF, qualquer pessoa que apenas se interessar pela notícia, poderá exercer a profissão sem a exigencia da formação específica. Decisão absurda essa que deu o direito de muitos acharem que são Jornalistas, baterem no peito dizendo que "têm vocação".
Simplesmente esqueceram dos que tem o compromisso com a informação, que se preocupa com o seu leitor e que por quatro anos dedica todo seu tempo à faculdade, buscando conhecimento, saindo pronto para atuar em qualquer área da comunicação.
Mas quanto a isso, não devemos nos preocupar. Não basta ter vocação, tem que ter conhecimento, que é a base para a profissão. O jornalista tem que estar munido de técnicas e teorias que é oferecido somente na graduação.
QUEREMOS NOSSO DIPLOMA SIM!, porque esse é nosso direito, porque se preocupamos com o futuro da informação. Temos responsabilidade com os leitores e compromisso o Brasil.