quarta-feira, 16 de junho de 2010

Diplomação entra em pauta


Por Denis Freitas

Manter ou não a obrigatoriedade do Diploma de Jornalista? Desde que o Supremo Tribunal Federal (STF) derrubou a exigência da diplomação, em junho do ano passado, este assunto gerou muita polêmica, principalmente para os estudantes da categoria. A Comissão Especial da Câmara de Deputados realiza hoje (16), segunda audiência pública na qual tem como pauta " SIM ou NÃO para o Diploma de Jornalista".
De acordo com a decisão do STF, qualquer pessoa que apenas se interessar pela notícia, poderá exercer a profissão sem a exigencia da formação específica. Decisão absurda essa que deu o direito de muitos acharem que são Jornalistas, baterem no peito dizendo que "têm vocação".
Simplesmente esqueceram dos que tem o compromisso com a informação, que se preocupa com o seu leitor e que por quatro anos dedica todo seu tempo à faculdade, buscando conhecimento, saindo pronto para atuar em qualquer área da comunicação.
Mas quanto a isso, não devemos nos preocupar. Não basta ter vocação, tem que ter conhecimento, que é a base para a profissão. O jornalista tem que estar munido de técnicas e teorias que é oferecido somente na graduação.
QUEREMOS NOSSO DIPLOMA SIM!, porque esse é nosso direito, porque se preocupamos com o futuro da informação. Temos responsabilidade com os leitores e compromisso o Brasil.

2 comentários:

  1. Verdade Denis, os reflexos desse 'ato jurídico' já são sentidos nas salas de aula. A procura pelo curso diminuiu consideravelmente.
    Mas o que mais gera preocupação é que a Mídia, citada como o 4º poder (embora alguns citem ela como o 1º poder) não pode ser deixada nas mãos de pessoas sem o menor grau de profissionalismo. Um veículo midiático é coisa séria que deve ser levado muito a sério.
    Uma geração de 'profissionais' sem o apoio de uma academia de estudos para uma construção intelectual, teórica e prática é justamente um retrocesso! Lamentável.

    ResponderExcluir
  2. eu realmente fico muito injuriado com isso, como se agora todos pudessem ser jornalistas, AFF. Acho isso a maior injustiça,desmerecerem essa profissão que eu pretendo ser.E com certeza qualquer um agora pode ser um médico ? se arriscar com a vida ? não,não pode,mais jornalista pode.

    ResponderExcluir