quarta-feira, 30 de junho de 2010

Qual será o mascote da Copa de 2014 nas terras tupiniquins?

Por Denis Freitas

A Copa do Mundo ainda nem acabou, mas os preparativos para as olimpíadas de 2012 já começaram. Em Londres já aconteceu o lançamento oficial dos Mascotes dos jogos londrinos.

Deferente de todos os que já apresentados anteriormente, são dois bonecos futuristas, com poucas características humanas. Os cíclopes Mandeville (com detalhes em azul) e Wenlock (com detalhes em amarelo) foram criados por Michael Morpurgo, autor de livros infantis, que além das figuras interativas, criou a história dos bonecos.

Segundo os comentários, além de inovadores os mascotes também são polêmicos, devido a aparênca estranha os “bichinhos” foram inicialmente rejeitados, mas hoje já fazem muito sucesso na capital inglesa.

Enquanto isso, no Brasil começa a discução sobre a figura que será símbolo da Copa de 2014, que será sediada nas terras tupiniquins. De acordo com informações publicadas no site Copa 2014, a ADG Brasil - Associação dos Designers Gráficos do Brasil, foi procurada em dezembro pela Fifa e convidada a ajudar no início desse processo decisório, principalmente no contato nacional com os escritórios e profissionais de design. Foi realizada uma chamada pública aos profissionais através de emails, e os mesmos participam agora de uma concorrencia fechada.

A escolha ainda nao foi realizada, mas foi divulgado na imprensa, uma entrevista com o desenhista Mauricio de Souza, em que ele declarou sugerir à CBF seu personagem Pelézinho, que segundo ele, é uma figura simbólica do futebol no Brasil. Enquanto, outra campanha circula para promover a figura do Saci como símbolo do evento. Este tipo de discussão com certeza gera muita polêmica, mas não será possível agradar a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário